5 canais para qualificar o relacionamento com clientes

Embora muitas empresas dediquem boa parte dos seus esforços em gerar novas vendas, a fidelização de clientes é uma etapa que também merece atenção. Uma estratégia de comunicação efetiva resulta em novas compras e, de acordo com a satisfação do público, seus serviços podem ser recomendados a outras pessoas. Para anteder e manter o público satisfeito com o serviço prestado pela sua empresa, existem diversos canais de comunicação com esta finalidade.

1 – Chat online Por ser uma forma de interação rápida para solucionar dúvidas, o cliente se sente valorizado. Existem diversos serviços de inclusão de chats em páginas específicas do seu site, além, é claro, das redes sociais que também disponibilizam essa forma de comunicação. Além de chats conduzidos por humanos, existe também a opção de contar com chatbots para alguns tipos de interação com o público. Uma forma de otimizar o atendimento via chat é combinando os dois recursos. Insira algumas respostas automáticas, com base nas respostas dadas pelos clientes, e disponibilize uma opção para “fale com especialista”, “fale com gerente” etc.

2 – WhatsApp Business O aplicativo possibilita a criação de perfis profissionais e permite inserir no perfil dados como endereço da empresa e horário de atendimento. Muitas empresas já utilizavam o WhatsApp para se relacionar de forma mais próxima com seu público. O WhatsApp Business conta com facilitadores para essa comunicação. Um dos benefícios é a opção de cadastrar mensagens padronizadas. Com esse recurso, você define respostas para perguntas frequentes e também inclui respostas automáticas quando alguém entra em contato em um horário que você não está disponível.

3 – Notificações push Push é uma notificação enviada para usuários de aplicativos. Como qualquer tipo de estratégia de comunicação, quanto mais segmentada for essa mensagem, melhor. Uma marca que sabe fazer essa segmentação por interesse é a Netflix. As notificações são enviadas ao celular ou tablet dos clientes com base em interesses indicados por eles, como sugestões de filmes relacionados com produções assistidas anteriormente.

4 – Email marketing Envios de sugestões de produtos relacionados aos já adquiridos pelos clientes são um exemplo interessante de como gerar novas vendas. Se sua marca oferece menos itens, explore mais os conteúdos que apresentem todas os recursos disponíveis, sem deixar de apresentar outras opções. Ferramentas de automação de marketing digital permitem tanto o gerenciamento de informações do público quanto a criação de fluxos de envios. Essas ações são feitas com base em dados cadastrais e interações que essas pessoas tiveram em atividades feitas anteriormente por meio dessas plataformas. O email marketing também é importante para avaliar a opinião do público sobre os itens adquiridos. Essa análise pode ser feita através do envio de pesquisas de satisfação por email onde você consiga mensurar as respostas obtidas.

5 – SMS marketing Os envios de SMS podem ser utilizados para divulgar todo o tipo de novidade envolvendo sua empresa que seja útil ao seu cliente. Assim como em posts nas redes sociais, aqui também é possível inserir links que levem os clientes até outras páginas da marca. De acordo com a Anatel, a mensagem deve ter entre 140 e 160 caracteres, contando com uma opção de descadastro. O SMS marketing deve ser realizado apenas durante o horário comercial, de forma moderada e com identificação da empresa.

Como identificar o “canal perfeito” O primeiro passo para ter um bom relacionamento com os seus clientes é compreender quais são os interesses deles. Sabendo esses detalhes, você vai conseguir direcionar suas ações sem gerar desconforto dos clientes e ainda aumentará os seus resultados. Estudos de buyer persona e ferramentas que auxiliam a gerenciar sua base de clientes facilitam a análise do comportamento do seu público. Saber quais tipos de conteúdo que interessam e os canais que desejam utilizar para se comunicar é uma parte importante do processo.